15/06/2010

Treinar no Frio



Com a temperatura mais baixa, o corpo queima mais calorias, para manter a sua própria temperatura. Por isso, o inverno é um ótimo período para iniciar um programa de atividade física aumentando as chances de conseguir bons resultados.
As mudanças fisiológicas geradas pelo frio podem potencializar os exercícios realizados e aumentar os efeitos, por exemplo, para quem pretende queimar gordura ou diminuir o peso.
Mas, essa regra não serve para todos, pois os resultados vão depender da quantidade e intensidade do exercício e, principalmente de uma alimentação adequada.
Com exercícios de intensidade moderada, em que apesar do exercício você ainda sente o frio, há uma queima maior de calorias. Já com exercícios de intensidade forte, que geram um aquecimento mais elevado do corpo, estes vão queimar uma grande quantidade de carboidrato e o problema está na hora de repor esta fonte de energia, pois no frio, a tendência do organismo é buscar mais alimento e acumular gordura, que é o isolante térmico natural, portanto, só o exercício não resolve, o ideal é manter a atividade física, principalmente durante o frio, combinando com um cardápio balanceado, porque frio, exercícios e o alimento certo podemos induzir o nosso organismo a queimar mais gordura.
Seguem algumas dicas para treinar durante esta época de frio:
Mesmo com a temperatura baixa o ideal é usar roupas leves, durante o exercício, você sua e é necessário deixar esse suor evaporar. Abafando o corpo com muita roupa você está sujeito aos mesmos problemas que teria no calor, como quedas bruscas da pressão arterial, temperatura corporal elevada e desidratação.

Blusas impermeáveis, como jaquetas de nylon, estão proibidas. Também fica vetada a idéia de enrolar o corpo com material plástico para aumentar a perda de água e, teoricamente, a perda de peso. O risco é de ficar desidratado.

Também é importante conter a vontade de, ao terminar o exercício, arrancar a blusa e ficar desfilando desprotegido, o que pode causar um choque térmico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário